top of page

ARQUITETURA

INTEGRAL

"Inserir-se, visualizar e criar intuitivamente de forma particular."

A COBI

O século XXI será marcado por uma mudança no nosso paradigma de vida, que voltará a olhar para a natureza com mais atenção. Com a arquitetura não será diferente. O termo “sustentabilidade” já se mostra mais atraente. Numa atmosfera como essa, dois amigos aprendizes do Tibá unem a busca de um propósito para unir à natureza um bem importante: a maneira de viver, ou “cobi”, em Guarani. Com a sintonia das frequências, nasce a Cobi - arquitetura orgânica com ênfase no bem-viver, criar de dentro para fora, inserir-se em cada contexto, em cada universo. Compromisso sócio-ambiental para resgatar a pura vida. É possível alinhar o pensamento ambientalista dentro das cidades, sem perder conforto e estética. Saúde e deleite em meio ambiente, seguindo em frente com a única certeza de que a mudança é perpétua e a hora de mudar, é agora. 

De que maneira você vive?

QUEM SOMOS
SERVIÇOS

DIDÁTICA

"Educar para transformar."
CURSOS

Espalhar a mensagem e compartilhar os conhecimentos é o caminho para o bem-estar comum. Realizamos cursos práticos e teóricos em espaços coletivos e privados, empresas, universidades e nos demais ambientes que buscam o aprendizado. Nosso objetivo é promover a união entre os simpatizantes da arquitetura vernacular, da qualidade de vida e do convívio com a natureza - seja este no campo ou na cidade - resgatando os poderes de técnicas ancestrais e toda a sua beleza.

OFICINAS PRÁTICAS

Promover a co-criação e a troca de saberes, atraindo um aprendizado rico e consciente. Acreditamos que o resgate de hábitos antigos está essencialmente ligado à melhoria e o desenvolvimento de cada projeto, visto que há maior fluidez quando agimos intuitivamente em algo inerente à nossa própria natureza.  A união de seres para a elaboração de uma ideia, é solo fértil para as sementes da criatividade e liberdade.  

CAPACITAÇÃO DE MÃO DE OBRA

Incorporação conjunta entre profissionais com os elementos construtivos naturais e suas técnicas. Facilitar mudanças de conceitos e práticas, através de um olhar sensível da presença de cada ser e seu habitat. É fundamental que haja uma releitura das características convencionais da construção civil e da bioconstrução, esclarecendo as influências acerca das peculiaridades de cada uma diante das leis da vida.

CONSTRUÇÃO

ARQUITETURA VERNACULAR BIOSUSTENTÁVEL

“A natureza jamais quebra suas próprias leis.”


  Somos parte de um todo, a unidade que visa o bem-estar em um paraíso passageiro. Vivemos em um mundo de possibilidades que nos fazem questionar os processos, os usos, o motivo do “fazer” - e que seja consciente. Poderíamos compreender a frase “cogito, ergo sum” do francês Descartes como sinto, logo sou? SENTIR. O quão importante você tem isso na vida? Sentimentos estão por tudo, observe-os. Imergir-se na natureza pode ser bom para isso. Aprofunde o olhar para a práxis. A proporção existe no entorno, no nosso próprio corpo, no nosso habitar... O natural se mostra mais belo. No habitat, sim. Habitar é inerente à condição humana, o fundamental é agir de maneira saudável. TERRA CRUA. Perceba o que te faz bem. O que não polui a atmosfera de forma intolerante, aquilo que não faz parte da quarta parte da parcela da geração mundial de resíduos sólidos. A arquitetura vernacular busca anular a etapa de transporte dos materiais, pois emprega recursos do ambiente em tese. Bioconstrução. Equilíbrio com a mãe natureza. Especular em nível de bioeficiência energética e energias renováveis, já que não temos uma matriz capaz de suprir a crescente demanda da sociedade consumista. 
  Captação de águas pluviais, sistema de aquecimento e iluminação solar, matéria-prima inócua ao meio-ambiente, tratamento orgânico de esgoto, estratégias de quebra-vento e sombreamento aliadas à vegetação, bem como a circulação de ar cruzada a partir da observação das brisas predominantes. São algumas características da conjunção de técnicas ancestrais  e modernas que definem uma construção como “organismo vivo”.
  O devido valor é agregado à arquitetura tradicional, 1/3 da população global vive em casas de barro.

   “Na terra o verdadeiro tesouro;

    Nas mãos muito potencial construtivo.”

Mãos à obra.  

BIOCONSTRUÇÃO

VIVÊNCIAS

relatos!

"Me surpreendeu positivamente o fato da prática ser antes da teoria. Estimular dúvidas e perguntas primeiro foi uma excelente estratégia (se não há uma questão a ser respondida, qualquer resposta faz sentido). Também percebi que todos estavam muito à vontade para "trabalhar" conforme fosse necessário e mesmo assim todos participaram de forma ativa. Com certeza muito mais produtivo que um formato tradicional de curso onde 1 pessoa fala e depois propõe exercícios que somente simulam a prática. Também percebi que mesmo tendo um grupo com interesses distintos (aplicação imediata, adaptação da técnica, curiosidade) me pareceu que todos conseguiram aprender e evoluir em seus caminhos específicos. Além de estabelecer uma rede de conexões muito interessante.

 

Por fim, vocês estão de parabéns pela iniciativa e pela forma acolhedora que receberam o grupo. Mais do que a prática de teto verde, posso dizer que o Caio e o Lucas inspiraram as pessoas pela determinação e dedicação, aprendizado que é válido para qualquer aspecto da vida.

 

Espero encontrá-los novamente em breve.

Abraço"   

                                                                                                                                                                                                                - Rafael Bibiano.

"Que bom poder agradecer a oportunidade que vocês me deram. Como se sabe, construo casas comerciais e estou numa mudança de paradigma, depois de participar de um treinamento em bio-construção, me faltou a conclusão com um telhado ecológico. E isto, consegui com vocês tanto no âmbito da edificação, drenagem, materiais e na escolha das espécies nativas para o plantio. O colhimento foi fundamental, o grupo trocou e ganhou muito!!!!

 

Abraços."

                                                                                                                                                                                                                  - Maria Inês.

"Quando recebi o convite de um amigo sobre fazer um curso de construção de “telhado verde”, fiquei um pouco espantado, mas também curioso! Pensei 'telhado verde? como assim?' Pesquisei algumas coisas, visualizei algumas imagens e então o interesse foi aumentando, a expectativa se tornou grande e não via a hora de conhecer pessoalmente essa até então novidade pra mim, o telhado verde.

Quando cheguei no local onde seriam feitas todas as atividades e o desenvolvimento do telhado verde, já fiquei todo elétrico. Aos poucos foram chegando mais pessoas, até então desconhecidas, e conheci os dois organizadores (Caio e Lucas) onde passaram uma energia muito positiva, através de sua educação e respeito. Aos poucos as pessoas já foram se tornando amigos, iniciaram um momento de interação, onde muitas ideias se misturavam junto com uma grande troca de informação.

A atividade me chamou a atenção pela sua forma didática, onde ao mesmo tempo que o pessoal colaborava com a construção, trocavam informações e os coordenadores aplicavam as técnicas. Foi algo desconhecido, uma dinâmica muito agradável, uma mistura de pratica com teoria. Assim o aprendizado se tornou mais efetivo, uma energia bacana pairava o ambiente, tudo muito bom. Conheci amigos e parceiros, pessoas com um propósito parecido, pessoas diferentes que respeitam umas às outras. Só tenho coisas boas para falar desse especial momento que tive, uma experiência muito boa.

Agradeço aos amigos, parceiros e organizadores que proporcionaram um momento muito bacana."

                                                                                                                                                                                                                  - Dario Carvalho Ramos.

VIVÊNCIAS

PROJETOS

...e experiências.
PROJETOS

VÍDEOS

e recordações...
vídeos

CONTATO

Informações

Para qualquer informação, dúvida ou comentário, por favor, entre em contato conosco:

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Matriz

Rua Adelina Carvalho, Residencial Santa Fé, Paraisópolis, MG 37660-000

 

Rua Clarival do Prado Valadares, 317
Salvador, BA 41820-700

 

vivacobi@gmail.com

Tel: (35) 99897-1693

       (71) 99153-6935       

Carreiras

Para trabalhar conosco, por favor envie seu currículo e informação para: vivacobi@gmail.com

CONTATO
bottom of page